Se o status da sua nota fiscal está como "Enviada com erro" então alguma falha ocorreu durante o envio à prefeitura.


Geralmente isso é mais comum nos primeiros envios que você começa a fazer, durante o processo de conhecimento da ferramenta e, principalmente, do processo de envio de notas fiscais eletrônicas à prefeitura e tende a diminuir radicalmente (é raro acontecer) nos demais envios.


Os principais motivos


1 - Prefeitura rejeitou a nota fiscal


A prefeitura rejeitou a nota (ou outra nota fiscal enviada junto à esta que estava no mesmo envio) por algum motivo e você precisa talvez corrigir alguma informação (Dados de cliente, da nota fiscal ou da empresa) antes de reenviá-la.


Exemplos (esses cenários variam para cada prefeitura e alguns podem não se aplicar na sua prefeitura):


  • CPF obrigatório e ele não foi preenchido
  • Email do cliente inválido
  • Código de tributação informado é inexistente ou inválido para seu tipo de empresa
  • Bairro ou número do endereço não preenchido
  • Seu CNPJ ainda não está habilitado para emitir nota fiscal
  • Sua permissão para emitir nota fiscal foi suspenso temporariamente
  • etc...



2 - Sistema da prefeitura instável


O sistema da prefeitura está instável e apresentou algumas instabilidades no processamento das solicitações do eNotas, nesse caso a NF precisa simplesmente ser re-transmitida (= o lote que a contém reprocessado).


Pode estar em manutenção (raro), estar com alguns gargalhos devido à grande quantidade de solicitações recebidas (principalmente em final e início de mês) ou após uma recém atualização ou ainda sem explicação (comum).



3- Cenário desconhecido não pôde ser tratado automaticamente


Ao tentar enviar a nota fiscal à prefeitura o eNotas encontrou uma situação desconhecida e não conseguiu tratá-la automaticamente.


Principalmente devido à alguma informação vir em um formato inesperado.


CPF com letras, Caractere especial invisível em algum campo, Cidade inexistente ou não condizente com o estado e o Nome da rua vir com mais informações que o máximo suportado pela prefeitura... são alguns dos cenários já tratados automaticamente em várias prefeituras.



O que fazer?


Contextualizando


Antes de falar como resolver isso quero explicar rapidamente como funciona o envio das notas na maioria das prefeituras.


Quando você solicita o envio de suas notas, o eNotas cria lotes que contem uma quantidade específica de notas e dispara o envio desses lotes à prefeitura.

Dependendo da prefeitura os lotes são enviados em paralelo (mais rápido) ou em sequência, e geralmente (lembrando que tudo varia por município) quando uma das notas de um determinado lote está com problema as demais notas passam ao status de "Enviada com erro" e não são aceitas pela prefeitura.


Logo, se o eNotas envia 30 notas por lote e sua prefeitura recusou o lote por causa de 1 ou 2 notas com alguma informação inválida, as demais 28/29 também não serão transmitidas (isso pode variar de acordo com a prefeitura).


Dito isso, quando você envia uma nota e ela dá erro, você não precisa re-enviar a própria nota fiscal em si mas solicitar ao eNotas que reprocesse (= retransmita) o lote daquela nota.

Se você tentar solicitar o envio novamente de uma nota que já está sendo enviada por outro processo/lote, ela continuará com erro pois o eNotas não irá tentar retransmití-la. É necessário reprocessar o lote envolvido.


Por sua vez, os lotes são contidos dentro de "processos de envio" responsáveis por reunir todos os lotes criados em um determinado momento e efetuar os envios à prefeitura.


É através então desses processos que você vai poder visualizar seus lotes. 

Esses processos são acessados no menu "NFS-e -> Processos de Envios".


Como saber o que ocorreu?


Você precisa consultar o processo de envio criado para o seu envio e verificar o lote que deu erro.

No lote será possível visualizar o motivo da falha, veja:


1 - Abra o processo de envio que acabou de criar para o envio




2 - Abra o lote com erro




3 - Veja a mensagem de erro


Situação 1 (Prefeitura rejeitou a nota fiscal)


Exemplo 1


A mensagem abaixo retrata um dos tipos de mensagem que sua prefeitura pode retornar quando não aceita o lote/as NFs.



Nesse caso específico não há o que fazer pois a prefeitura suspendeu a permissão de emissão do contribuinte, mas quando o acesso for restabelecido é só clicar no botão superior esquerdo "Reprocessar".


Outro exemplo com essa mesma situação:




Neste caso, o município informado no cadastro do cliente está divergente do estado, ou seja, ele não faz parte realmente daquela UF e precisa ser corrigido.

Solução: Ajustar UF ou município no cadastro do cliente da NF e clicar em Reprocessar no lote em questão.


Situação 2 ou 3 (Sistemas instáveis ou cenário desconhecido)


Na imagem abaixo você pode notar uma mensagem de ordem técnica, e nesse caso recomendamos que entre em contato com nosso suporte para que o orientemos melhor ou até resolvamos a situação para você.


Geralmente essa mensagem ocorre nas 2 últimas situações citadas anteriormente.




4 - Corrija a nota afetada e reprocesse o lote