Se você já tem o Certificado Digital instalado no seu computador, utilizando o navegador Internet Explorer, na barra de ferramentas clique em Ferramentas e selecione Opções da Internet.
Clique na aba Conteúdo e no botão Certificados, localize o certificado, clique sobre ele para selecionar e clique em Exportar.
Neste momento vai aparecer o Assistente de Exportação de Certificados, clique em Avançar, quando aparecer a pergunta "Deseja exportar a chave particular com o Certificado?" selecione a opção Sim, exportar a chave particular e clique em Avançar.
Na próxima tela solicita para informar o formato a ser usado, selecione a opção Troca de Informações Pessoais - PKS n° 12 (.PFX, P12), e marque também a opção Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível e clique em Avançar.
Digite uma Senha para proteger os dados a serem exportados, confirme-a e clique em Avançar, clique em Procurar para escolher a unidade onde queira salvar, escolha a unidade, nomeie o arquivo (Certificado), clique em Salvar, e em seguida em Avançar e em Concluir.
Caso o certificado tenha sido instalado com nível de segurança médio ou alto é só confirmar e concluir a exportação.
Com o certifcado exportado, basta importá-lo no eNotas.
Guarde este arquivo em um local seguro, pois ele é a cópia de segurança do seu certificado.
Atenção: Somente certificados digitais do tipo A1 podem ser exportados com a chave privada (particular), os certificados digitais A3 não permitem que a chave particular (privada) seja exportada do dispositivo. Portanto o eNotas suporta somente Certificados Digitais A1.