Você precisa de 3 informações para definir o serviço prestado por padrão nas suas notas fiscais emitidas em Porto Alegre/RS, são elas:


- CNAE

- Item da lista de serviço

- Código de tributação municipal  (você encontra a relação anexada a este artigo)


Em caso de dúvida sobre quais códigos utilizar consulte o seu contador e você também pode verificar no seu ambiente da prefeitura se algum código já está associado à empresa.


No eNotas essas informações são representadas através do campo Código de Tributação, que fica dentro das configurações de NFSe de sua unidade de negócio.


Veja a sequência de imagens abaixo para entender melhor:






Nesta próxima janela você poderá escolher qual o Código de Tributação padrão para suas emissões automáticas (via integração com Hotmart, PagSeguro, BCash ou API), ou seja, sempre que uma nota fiscal é criada no eNotas sem sua iteração (e sem ser informado ao usar a API) esse código de tributação será utilizado.




Ao criar o seu ambiente, já inserimos um Código de Tributação com alguns dados padrão para você simplesmente editar então é só clicar no link para onde a seta está apontando, no campo "Código Tributação", para poder editar os dados a partir da janela mostrada na imagem abaixo.





É só clicar em Salvar e Fechar.