Introdução


A prefeitura de Indaiatuba/SP obriga a utilização de um programa desktop externo que se encarrega de transmitir as notas.

Esse programa se chama DEISS (Declaração Eletrônica de Imposto Sobre Serviço), roda exclusivamente no Windows e você pode baixá-lo aqui.


Sendo assim, a transmissão de suas notas se realizará por transferência de arquivo do eNotas para o DEISS, e vice-versa, do retorno do DEISS para o eNotas.


Processo


O eNotas gerará um arquivo compressado (ZIP) contendo um (ou mais) arquivo com os dados de todas as suas notas referentes às vendas dos seus canais (Hotmart, etc.) para que o importe no DEISS e o mesmo efetue as transmissões à prefeitura da forma mais automática possível.


Após a transmissão é importante exportar o resultado do DEISS e importá-lo no eNotas para que ele saiba que as notas foram enviadas com êxito e podem ser desconsideradas nos próximos envios.


Observação importante: A prefeitura de Indaiatuba/SP não deixa transmitir notas com a data atual mais distante em 5 dias da data de competência da nota fiscal, portanto, quando baixar o arquivo do eNotas você deve concluir o processo no mesmo dia (preferencialmente) ou em até 4 dias.

Se passar disso não será mais possível emitir essas notas sem passar pelo nosso suporte.


Tutorial


Veja abaixo como o processo é executado.


1 - Filtre as notas a serem enviadas 



Obs: Leia este breve artigo para entender melhor os status da NF.



2 - Selecione todas as notas de todas as páginas




3 - Solicite a geração do arquivo de importação



Nesse momento o eNotas criará um processo responsável por gerar o arquivo com todos os dados das notas e somente depois que ele completar sua execução será possível baixá-lo.




4 - Acompanhe a execução do processo pela lista





5 - Abra o processo e baixe o arquivo gerado





6 - Decompresse o arquivo baixado 




7 - Acesse o DEISS e autentique-se




8 - Acesse a importação de dados para geração das notas




9 - Selecione o arquivo extraído do arquivo baixado




10 - Clique em Verificar Arquivo e depois Iniciar Emissão


A verificação pode demorar alguns segundos ou minutos caso o envio envolva muitas notas.


O botão "Iniciar Emissão" só ficará habilitado após a verificação do arquivo ter ocorrido com êxito e nenhuma inconsistência tenha sido encontrada.


O DEISS deixa a linha do grid em vermelho caso encontre alguma inconsistência com alguma nota e o detalhe da inconsistência é encontrado clicando em "Inconsistências".


Caso isso ocorra recomendamos que encaminhe um email para o nosso suporte (suporte@virtualgroup.com.br) com a mensagem da inconsistência para que possamos orientá-lo.





Durante o envio infelizmente o DEISS pode exibir algumas vezes a mensagem de erro abaixo, entretanto, não parece influenciar em nada:





11 - Após a emissão, exporte o arquivo de retorno


Informe o mês da emissão e confirme.




12 - Compresse o arquivo (ZIP) gerado





13 - Insira esse arquivo ZIP no eNotas para processar o retorno da prefeitura



Depois de confirmar a operação será criado um processo para interpretar o retorno do DEISS e marcar as notas como enviadas com sucesso.


Para acompanhar esse processo e se certificar que tudo correu conforme esperado, é só repetir o processo de acompanhamento anterior mas na seção "Retorno Prefeitura" apontado abaixo.



14 - Verifique que o retorno foi processado com sucesso






Pronto, o processo foi executado com sucesso, logo, se você filtrar as notas enviadas com sucesso do mês a princípio elas devem aparecer lá.



Caso surgir alguma dúvida ou dificuldade não hesite em fazer contato com o nosso suporte.